Notícias

Como funciona o Software Integrado para Rastreabilidade e Esterilização (SIRES)

Os procedimentos hospitalares que envolvem a esterilização passaram por diversas atualizações que tiveram como base o avanço da tecnologia. O SIRES (Software Integrado para Rastreabilidade e Esterilização) é um ótimo exemplo desse avanço e mostra como é possível fazer com que os procedimentos fiquem ainda mais seguros e eficazes.

 

Mas como o software pode ser útil dentro da Central de Material e Esterilização? Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre as suas funções e também os benefícios que ele pode trazer para a CME.

Entendendo o papel do SIRES na Central de Material e Esterilização (CME)

A CME é um dos setores mais importantes do hospital e por isso é de extrema importância que os profissionais recebam o suporte adequado para que todo o trabalho ocorra sem perda de desempenho.

 

Qualquer falha vinda deste setor pode trazer muitos prejuízos para o hospital e, principalmente, para os pacientes que irão utilizar os materiais e artigos médicos vindos da Central. Desse modo, nada mais justo do que encontrar meios que façam com que os processos dentro do CME fiquem ainda mais seguros.

 

O SIRES (Software Integrado para Rastreabilidade e Esterilização) trabalha em cima desta questão de segurança e otimização dos procedimentos. De um modo geral, ele consegue rastrear os instrumentos e equipamentos utilizados nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização por meio de um sistema ágil e preciso.

 

Além disso, os profissionais que trabalham no setor poderão contar com um acompanhamento digital de todas as etapas da esterilização, ou seja, desde a recepção até a distribuição.

Principais recursos do SIRES

Para entender um pouco mais sobre como o software é útil para a CME, conheça os principais recursos que ele oferece:

Rastreabilidade

Com a utilização do SIRES, os profissionais poderão fazer a rastreabilidade por instrumental ou por processo. Os responsáveis deverão apenas definir qual a melhor opção para a sua CME e então começar a usufruir de uma rastreabilidade automatizada.

Gestão da CME

Com o SIRES a gestão dos processos também é otimizada, ou seja, será possível fazer o total controle do estoque, produção e custos. Além disso, ele atende as Boas Práticas e RDCs relativas ao processo de esterilização.

Conectividade

O software também faz uma conexão direta e em tempo real com as esterilizadoras de plasma de peróxido de hidrogênio e também com algumas incubadoras digitais. Tudo isso faz com que o processo de gestão fique ainda mais eficiente e ágil.

Portabilidade

A tecnologia que o software oferece dá a possibilidade de ele realizar a portabilidade de dados com outros dispositivos. Esse processo faz com que ele consiga fazer uma comunicação direta, importando dados para outros programas integrados.

Como o software funciona na prática?

A rotina da CME funciona em praticamente quatro etapas: recebimento, preparo, armazenamento e distribuição. É claro que em cada fase os profissionais da saúde desenvolvem múltiplos processos para que tudo ocorra sem problemas e os materiais e produtos cheguem aos médicos e pacientes prontos para o uso.

 

Em grandes hospitais, a demanda da CME é muito alta e os enfermeiros responsáveis devem ficar bem atentos a todos os procedimentos dentro da Central. Desse modo, a atenção e fiscalização precisa ser redobrada para que nenhum problema surja.

 

O SIRES irá atuar facilitando todas as quatro etapas citadas, aumentando a precisão, confiabilidade e segurança de todas as ações feitas na CME. Todas as informações poderão ser vistas a partir de uma tela, tendo sinais de alertas quando alguma divergência acontecer.

 

Além disso, o sistema também indicará quando houver a necessidade de realizar alguma manutenção preventiva ou teste de validação. Tudo isso ajudará no desempenho da Central de Material e Esterilização, pois os profissionais terão o controle sobre tudo o que ocorre dentro do setor.

A importância de automatizar a CME

Assim como os demais setores do hospital, a CME também tem a necessidade de passar por uma atualização tecnológica. Essas mudanças fazem com que a Central consiga trabalhar com ferramentas que dão total apoio para que os processos de esterilização e excelência sejam executados com excelência.

 

Aproveite então para conhecer um pouco mais sobre o SIRES e leve esta grande oportunidade tecnológica para a sua Central. Pode ter certeza de que os benefícios serão muitos, incluindo os profissionais da saúde satisfeitos e os pacientes mais seguros.

 

Acesse o link: https://www.santalmas.com.br/sires/

 

Conheça também o Sires Press: https://www.santalmas.com.br/sires-press/