Notícias

15° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização

O 15° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, recuperação anestésica e Centro de Material de Esterilização ocorreu entre os dias 30/11 e 03/12. O evento contou com a presença de várias empresas do setor, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias e ferramentas que visam a otimização dos processos hospitalares.

O congresso aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi, que fica localizado na Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo. O evento, que teve um número reduzido de pessoas devido à pandemia, conseguiu cumprir com o planejamento, mostrando como é possível inovar na área da saúde.

A Santalmas esteve presente e teve a oportunidade de ouvir inúmeros feedbacks positivos em relação às tecnologias apresentadas, além de muitas perguntas e dúvidas que serviram para mostrar a importância que novas ferramentas têm para a CME.

Não conseguiu participar do Evento? Veja o que a Santalmas apresentou

Um dos destaques do stand da Santalmas foi o SIRES, o software que apresenta a possibilidade de gerar uma gestão integrada e rastreabilidade dos processos que envolvem a CME. A sua utilização otimiza as demandas de forma rápida, ágil e inteligente.

Com o SIRES, os responsáveis possuem a oportunidade de realizar o perfeito monitoramento dos processos em que os dados são fornecidos em tempo real. Durante o congresso, os representantes da Santalmas fizeram demonstrações para que os visitantes pudessem ver a eficiência do software e as reações foram mais que satisfatórias.

O SIRES proporciona diversas vantagens que envolvem todas as etapas da esterilização, melhorando o trabalho de toda a equipe da Central. Veja os principais benefícios que também foram expostos no nosso stand da SOBECC:

  • CME

O enfermeiro-chefe deixa o operacional e passa a ser o gestor da área. Consegue ver o processo com clareza e controlá-lo. O SIRES faz a rastreabilidade, evita erros, melhora qualidade do trabalho, a gestão da equipe e a gestão de custos.

  • Centro cirúrgico

 O SIRES facilita a interação entre a CME e o Centro Cirúrgico através do Mapa Cirúrgico, permitindo que ele receba o material correto e no tempo certo, melhorando a produtividade do setor.

  • Engenharia Clínica

Acompanha e gerencia os equipamentos instalados na CME, alertando para as manutenções preventivas, registrando as corretivas e apontando as falhas mais recorrentes.

  • Médicos

Equipe Médica tranquila, sabendo que seus instrumentais próprios estarão sendo monitorados e disponíveis quando preciso.

  • Compras

Com o SIRES o setor consegue analisar melhor os custos de insumos e planejar as decisões de compras. Analisa fornecedores com maior precisão.

  • Paciente

Ganha segurança e comodidade, sabendo que o material utilizado no seu tratamento, passou por todos os processos devidos de desinfecção e esterilização.

 

Pensando também nas adequações às diversas CME existentes, o SIRES apresenta upgrades que fazem com que os processos da Central fiquem ainda mais otimizados.  Abaixo temos algumas otimizações das ferramentas de gestão oferecidas pelo SIRES:

 

Controle de produtividade: acompanhe o preparo dos artigos por funcionário e por turno.

 

Rastreabilidade WEB: acompanhe as cargas, conteúdos e resultados remotamente, no celular, tablet ou seu computador pessoal

 

Gráficos de desempenho da CME: avalie de perto o número de etiquetas, cargas e pacotes processados, seja por tipo de esterilização / desinfecção ou por equipamento. Análise feita por faixa de períodos, individuais ou comparativos.

Considerações finais sobre o 15° Congresso Brasileiro de Enfermagem da SOBECC

Apesar de todas as limitações devido à pandemia, o evento conseguiu atrair muitos profissionais da área que nutrem o interesse por novas tecnologias e inovações na área da saúde.

A equipe Santalmas firma o compromisso de continuar trabalhando na entrega de produtos, equipamentos e soluções para os processos da CME para que, no próximo ano, novas tecnologias e inovações possam ser apresentadas.