Notícias

Conheça o papel do enfermeiro na CME

Realizar a gestão adequada da CME é a base para garantir a segurança dos processos e um bom atendimento aos pacientes. Por isso, conhecer e entender o papel do enfermeiro na CME é o primeiro passo para compreender que este profissional é indispensável para o hospital.

 

Além de deter o conhecimento técnico, ele atua como coordenador de atividades, auxiliando a equipe em todas as normas e rotinas e se certificando de que os processos sejam feitos de forma segura e com qualidade.

 

O enfermeiro da CME é, portanto, o profissional que carrega uma das funções mais importantes dentro do hospital, pois o mesmo acompanha todas as etapas do processo de reprocessamento dos artigos médicos hospitalares.

 

Gerenciar os processos, distribuindo as funções para a sua equipe, cabe a esses profissionais a coordenação, a execução, a supervisão, a rastreabilidade e a avaliação de todas as etapas dos processos realizados na CME

Para desempenhar esse papel essencial, o enfermeiro assume diversas funções, como:

É o responsável pelo fornecimento de material esterilizado a todo hospital/clínica;

Promove a interação entre os setores;

Adapta as condições ambientais e as necessidades do trabalho na CME;

Planeja e implementa treinamentos que atendam às necessidades da área;

Promove o envolvimento e o compromisso de toda a equipe;

Favorece o bom relacionamento entre os membros da equipe;

Providencia materiais e equipamentos que atendam às necessidades do trabalho na CME.

 

A apresentação da rotina e do papel do enfermeiro na CME frisa a sua importância dentro dos hospitais e centros médicos. Além disso, estes profissionais serão os responsáveis por garantir a qualidade dos processos.

 

Desse modo, toda Central de Material e Esterilização precisa, legalmente, contar com enfermeiros e demais profissionais qualificados para que a segurança e a eficiência sejam mantidas. Este apoio técnico, aliado a bons equipamentos, fará com que a CME entregue um excelente trabalho, garantido a segurança dos profissionais da saúde e também dos pacientes que terão contato direto com os artigos processados.

Você sabia?

O Conselho Federal de Enfermagem, na Resolução nº 424/2012, art. 2º, mostra que a supervisão da equipe de CME, composta essencialmente por profissionais da área, deve ser realizada por um enfermeiro. Portanto, essa prática depende dos conhecimentos científicos de profissionais especializados no processo de controle de infecção para que não haja prejuízo à saúde dos pacientes.

 

Concluímos, então, que o enfermeiro de CME precisa de competências específicas sobre as práticas do processo produtivo no setor para que os procedimentos aconteçam com segurança e excelência. Além disso, é imprescindível que se mantenham atualizados, afinal, a área investe cada vez mais em soluções tecnológicas.

 

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e acesse também nossos materiais técnicos.