Notícias

Enfermeira de CME Teresinha Neide explica a importância da rastreabilidade nos processos de esterilização

No dia 28 de novembro, às 14h, a enfermeira da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e consultora técnica no assunto, Teresinha Neide de Oliveira, dará uma palestra gratuita sobre rastreabilidade: ferramenta indispensável para segurança nos processos da CME. A apresentação acontecerá durante o X Encontro Norte Nordeste em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização, no Mar Conventions Hotel Recife, Sala Mauro Mota 2. As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site.

 

De acordo com Teresinha, o principal objetivo da rastreabilidade é permitir que os profissionais tenham dados consistentes sobre o processamento de produtos, garantindo a segurança do paciente: “Ela oferece mais confiabilidade ao processo e auxilia na gestão, apontando melhorias. Quando entregamos um produto que conhecemos todas as etapas de esterilização, com o monitoramento completo, há a certeza da entrega correta e segura do material”.

 

Permitir que as etapas de trabalho dentro da CME sejam rastreáveis faz com que o enfermeiro tenha o relato completo de esterilização. “Se não houver essa possibilidade, é difícil ter qualquer tipo de evidência, caso haja a necessidade de investigação ou uma busca em situações de não conformidade como, por exemplo, uma infecção. A rastreabilidade traz indicadores ao monitoramento”, explica.

 

Ainda conforme a enfermeira, a rastreabilidade é requisito exigido pela Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 15 da Anvisa, que pode ser manual ou automatizada: “Sabemos que o que é automatizado tende a ser mais fidedigno, porque a probabilidade de falha é menor. A rastreabilidade ajuda a entender o processo e ter a carteira de identidade dele (ter as respostas: o quê, como, quando, com o quê e quem)”.

 

Por fim, Teresinha ressalta a importância da educação continuada para que os profissionais de saúde estejam sempre envolvidos com as novas tecnologias: “A rastreabilidade está no ‘guarda-chuva’ estratégico da gestão. Para gerenciarmos bem, não podemos ignorá-la. Uma das oportunidades de buscar conhecimento é participando de eventos como o X Encontro Norte Nordeste de Enfermeiros, em que você pode observar os avanços tecnológicos e conhecer pessoas da sua área. É um belo cenário para aprender e depois estudar continuadamente”.