Artigo

O papel da CME durante a disseminação do novo coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, o Covid-19, foi descoberto em dezembro de 2019, após inúmeros casos registrados na China. A transmissão deste vírus ocorre de pessoa para pessoa, por isso medidas de isolamento social e higiene básica são tão importantes para que a doença não se espalhe.

 

Inegavelmente, sabemos que muitas outras providências devem ser tomadas para que o vírus não se prolifere, e devemos estar sempre atentos quanto às medidas a serem tomadas. Porém, com os hospitais com alto-índice de ocupação, é importante que estes adotem os procedimentos que garantam a segurança do paciente de forma mais eficiente no que tange os seus artigos médicos, evitando a contaminação cruzada de pacientes e até mesmo de seus colaboradores.

 

Importante ressaltar que a Santalmas é uma empresa de referência no âmbito nacional que investe incessantemente em soluções integradas para os serviços de saúde. Neste momento crítico que acomete a sociedade mundial, é importante destacar que as unidades hospitalares devem estar atentas aos processamentos dos artigos respiratórios, como circuitos ventilatórios, nebulizadores, unidades ventilatórias, máscaras entre outros.

 

Além disto, sabemos que o Covid-19 é um vírus que compromete o sistema respiratório e em casos pontuais e extremos seu tratamento hospitalar ocorre utilizando a ventilação mecânica invasiva. A equipe de especialistas da Santalmas alerta sobre a importância no cuidado do processamento destes artigos respiratórios.

A RDC15 determina que estes artigos sejam submetidos a processos de limpeza e desinfecção de alto nível. Porém, é importante salientar que nos processos de transporte até a CME, assim como nas fases de recepção e limpeza pode haver contato com artigos críticos contaminados. Por este motivo a orientação é submeter os materiais respiratórios, sempre que possível, ao processo de esterilização, para garantir a segurança efetiva do processamento.

 

Solução em esterilização

A maioria dos artigos respiratórios são termossensíveis, ou seja, não suportam as altas temperaturas dos métodos de esterilização tradicionais. Um dos métodos mais eficazes para este processo de esterilização para termossensíveis é o Plasma de Peróxido de Hidrogênio (PPH), onde a Santalmas se destaca oferecendo uma das melhores esterilizadoras de PPH, que possui amplo potencial de esterilização, otimização de tempo e performance no processamento. Outro ponto importante é a garantia de um processo rápido e econômico para instituição.

 

É importante destacar que a esterilizadora contribui no processo de esterilização em diversos países do mundo garantido uma esterilização segura para os serviços de saúde.

 

A Santalmas estará sempre disponibilizando informativos e deixando para seus clientes a equipe de especialistas à disposição.

 

Rogério Monsôres